Notícias > Usina de Energias das Ondas no Brasil

12/08/2014 - Usina de Energia das Ondas no Brasil (TeK-THinK.com). No estado do Ceará é um dos primeiros conversores de energia das ondas para a América Latina. Este projeto de 2012, possui um sistema de seguro de terra que chega até o mar e colhe o movimento das ondas, convertendo a energia cinética em eletricidade limpa. O projeto foi feito pelo laboratório submarino da Coppe, desenvolvido pela Tracetebel Energia e apoiado pelo governo do Ceará.

Os módulos de disco flutuante constituído por uma bóia flutuante diâmetro 10 metros de comprimento ligado a um braço 22 metros fixada com um ponto de apoio no lado da terra. À medida que o disco de sobe e desce com as ondas, o ponto de apoio dos poderes do braço uma bomba de líquido, que carrega um sistema de armazenamento eventualmente libertar o equivalente de energia de uma coluna de água de 400 metros a um gerador de turbina eléctrica.

Este projeto-piloto de energia marinha é instalado no quebra-mar no porto de Pecém, na costa do Ceará cerca de 60 km da capital, Fortaleza.